Você tem fome do que?

Você já se deu conta de quantas coisas fazemos no automático no nosso dia a dia!!!?
Respirar, nem pensamos apenas fazemos não é?
Bocejar, olhar antes de atravessar a rua, comer.
Opa!!!! Comer???
A resposta é sim!
Paramos de perder tempo e de nos preocupamos com a nossa alimentação. Serve um lanche de uma carrocinha, ou um saco de salgadinho,ou uma barra de chocolate, assim ganhamos tempo para outras atividades, certo?
Nãooo, errado!!!
Comer não é uma perda de tempo!!!!!!!
Seu corpo é a sua casa se ele adoece você para! E supostamente o tempo que ganhou de nada te servirá se não tiver saúde para aproveitá-lo.
Ter vitalidade, disposição, energia, está relacionado com o que você consome, pois é da alimentação que provem a nossa energia, ela funciona para o corpo como o combustível para o carro.
Se colocarmos um combustível ruim no carro ele vai começar a dar uma série de problemas como ter dificuldades para ligar pela manhã, pode ocorrer o entupimento dos bicos injetores, etc etc etc
Com o nosso corpo não é diferente.
Aí te pergunto, com que tipo de (combustível) alimento você está abastecendo seu corpo?
Comer salgadinho de pacote, refrigerante, chocolate ou fast food de vez em quando tudo bem, é gostoso, e se estivermos acompanhados por pessoas queridas tem ainda mais valor.
Mas isso deve ser uma exceção!!!!
"A diferença entre o remédio e o veneno é a dose!" ( Paracelso - médico e físico do séc. XVI ), super concordo com ele, quantidade altera a qualidade!
Imagine você comer uma bala ou um saco de balas, comer brócolis em uma refeição ou comer três buques inteiros de brócolis todos os dias em todas as refeições.
O segredo para uma alimentação saudável é o equilíbrio, a diversidade e as quantidades.
Quanto maior a variedade de alimentos in natura melhor será o combustível, melhores serão as reações do seu corpo.
Vá ao supermercado ou a feira e senta os aromas das frutas e quantas cores lindas tem os vegetais. Passe pela experiência, você pode se surpreender e gostar, é um mundo cheio de cores e aromas!!!
Quando você se priva por muito tempo de um alimento ou grupo de alimentos de que gosta, as chances de quando se deparar com esse alimento você perder o controle e comer de forma exagerada é grande!!
Não se prive, se permita viver as exceções para que elas não virem um fantasma na sua vida. Para que você não passe boa parte do dia pensando naquele alimento que tanto gostaria de comer.
A questão é que estamos fazendo da exceção uma regra e, é ai que moram os problemas.
Problemas como obesidade, hipercolesterolemia (colesterol alto), diabetes tipo 2, hipertensão arterial (pressão alta).
Está tudo bem comer bolo e brigadeiro na festinha de aniversário, isso é emocionalmente saudável, e  estar com quem amamos e confraternizar com eles, nos fará bem.
Afinal somos mais do que um corpo e uma balança, somos sentimentos, emoções.
Mas deixe as comidas de festinhas para quando você for as festinhas. Não traga esses alimentos para o seu dia a dia, pois a exceção virará uma regra.
Minha mãe dizia quando eu era pequena "tudo o que é demais sobra".
Ela está certíssima, e no caso da comida essas "sobras" acabam adoecendo nosso corpo, nossas emoções/sentimentos.
E vemos pessoas odiando seu corpo e se sentindo feias e infelizes.
Olhe com mais amor pra você.
Ame seu corpo é ele que te permite ir aonde quiser, caminhar no parque, ir a casa da amiga, ir ao cinema, ele é sua casa seu templo.
Cuide dele com carinho e confie, seu corpo é inteligente e saberá te enviar sinais de fome e de saciedade.
Saia do automático, quando sentir fome procure identificar essa fome.
Ela pode ser física (daquelas que dá até uma dorzinha na barriga e o estômago manda recadinho, roncaaa), ou é fome emocional, aquela de algo que você não consegue identificar o que deseja comer, só sabe que quer comer algo, em geral alimentos cheios de açúcar e gordura.
Seja gentil com você, se olhe, se perceba e conseguirá saber se precisa sentar a mesa e comer  uma boa refeição ou  resolver algo que te aflige emocionalmente, pode ser uma chateação no trabalho ou escola, saudades de alguém querido, cansaço, ....
Procure se conectar com você, sentir a sensação de fome x saciedade.
Pois é essa percepção que vai te fazer entender o momento de comer e de parar de comer , levará um tempo, é um exercício diário.
Mas valerá a pena, você estará de volta ao controle, e estará em paz com seu corpo!

Esse texto e as informações contidas nele em momento algum substituem o acompanhamento de um nutricionista, profissional responsável por cuidar do corpo quando o assunto é alimentação.




Comentários